Pesquisar este blog

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Finalizações satisfatórias, amém!

Preciso falar, pois inquietações vêm tomando conta de mim há um bom tempo. Inquietações das quais eu não tenho conseguido  administrar, por isso  a demora em transcrevê-las em um post. Eu  gostaria de comentar  sobre as últimas impressões que tive do trabalho na sala multi realizado na Escola Altina Teixeira, durante o  ano  de 2010,  ao lado da minha colega Indyele.
Estou  tão  feliz, pois vejo que as coisas deram  certo! Percebo que a nossa “plantação”  REALMENTE deu  frutos, não somente para nós, projetos de educadoras, mas para a comunidade  que foi  atendida no projeto. Durante o  ano  eu  vinha me perguntando  se isso  resultaria  em  algo satisfatório, se os alunos iam conseguir refletir sobre as suas ações, ou se veriam  significado  em  tudo  que estávamos construindo juntos.
E sabe... Tenho certeza que tudo isso valeu muito  à pena. Nas últimas semanas de aula, os alunos estavam tristes por saberem  que as atividades estavam  no fim, e que no  ano  de 2011 talvez não  fossemos mais os mesmos... Reforçando  a idéia de que "não  se meche em  time que está ganhando". E nós éramos o  que mesmo? UM TIME!
 Não  qualquer time, mas um  time que tava jogando pra vencer,  e vencemos!
Vencemos obstáculos que eu  juro  que não  acreditava que poderiam ser vencidos. Vimos uma aluna que tinha vergonha de falar em público contando histórias e mais histórias no  final  do  ano. Vimos um aluno  que brigava com todos reforçando  as regras para o  grupo  e a união  entre todos os "jogadores' do time. Vimos uma aluna que era arredia com as professoras transformar-se em  fonte de afeto  e agradecimento por olharmos mais profundamente para ela. Vimos olhares com  sede de descoberta conjunta.
E, de maneira  emocionante,  eu  vi em pequenos gestos dos pais o  eterno  agradecimento. No último dia de aula  formou-se uma fila em nossa porta para nos agradecermos  com abraços cheios de carinho, lágrimas que nem  eu ( que nunca fui manteiga) pude segurar...
Aquelas famílias são invejáveis, partindo do meu ponto de vista. Aqueles pais, mães, tias, avós, mães adotivas, se rendem  aos alunos, lutam,  choram, agradecem, sorriem, refletem  todos os gestos deles. Isso me emocionou demais, justamente por não ter esse modelo  de família unida, cúmplice de carinho,  amizade, COMPANHEIRISMO. Eu invejo isso nos meus alunos, muitos deles têm o  que eu nunca tive, olha só  que irônico,  justo eu  que sirvo  de modelo para muitos deles. Mas, pelo contrário,  aquelas famílias são MEUS MODELOS. Tá certo  que algumas  são  exatamente do jeito  que a minha é, mas são poucas que refletem a mesma DESFAMILIARIDADE  que a minha tem.
Sabe aquela inveja boa? De querer espalhar toda aquela bondade pelo mundo e querer um pouco pra si? Essa é a minha inveja,  a de querer transformar o bom em  comunitário
Sei  que meus alunos não  lêem meu  blog, aliás,  sei  que poucas pessoas o lêem... Mas fica o  agradecimento, não  só para eles, mas para todos que fizeram desta construção  do  PIBID 2010 tão linda.
Agradeço  à Escola Altina Teixeira, por ter aberto  suas portas para que pudéssemos compartilhar de tanta amorosidade.
Agradeço  aos responsáveis pelos nossos alunos, por deixarem que participássemos da vida desses projetos de futuro...
Agradeço  aos meus colegas, por terem caminhado lado  a lado,  estreitando laços de companheirismo  que fizeram  toda diferença...
Agradeço  à professora Leandra, por ter impulsionado tanta coisa boa e ter acreditado na gente, vendo além do  que era óbvio, sendo  a treinadora de um  time que deu  certo.
Agradeço à professora Nara, pela oportunidade de exercer esse trabalho tão gratificante neste projeto.
Enfim, agradeço  aos meus alunos,  que são a parte mais importante disso  tudo. Sem eles nada teria sido tão lindo, nada seria tão transformador e produtivo pra ambas as partes. 
                                                Obrigada,  e que venha o  PIBID  2011!

Um comentário:

  1. Nathana, adorei o teu blog.

    E é por te conhecer e saber do teu trabalho que te agradeço por estar junto comigo nessa nova turma.
    Sei que irei aprender muito contigo e que tu serve de modelo para mim.
    beijão

    Ethiana Sarachin

    ResponderExcluir