Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Construção...
Estou preocupada.
E como  eu  uso  esse blog para manifestar minhas inquietudes, nada mais justo do  que usá-lo para este pequeno desabafo.
A questão  que vem me agoniando é muito profunda, é como se fosse uma ferida aberta prestes a aumentar... Porque não está tendo o o  cuidado necessário para sarar....
A ferida? A maneira como  vejo  que as crianças estão  sendo tratadas em algumas escolas... o descaso,  a vontade de se "livrar" destas crianças, e não de ensiná-las,  à mostra para elas o mundo lindo que elas podem construir através de suas próprias ações,  sendo protagonistas!

O  que tenho visto é alunos sendo "convidados a não ir à aula" para não "espantar" professores, alunos que são  desacreditados e tachados de incapazes, e tenho visto  que para muitos educadores dar  o mínimo para eles já basta,  como  se eles não precisassem ir além...
É este ir além  que eu me refiro como uma maneira de tratar  desta ferida, é preciso mostrar  aos alunos a capacidade que eles tem  de surpreender,  não  só  aos outros, mas A SI  MESMOS!
Segunda-feira eu  assisti uma cena linda,  digna de entusiasmo! Tenho um  aluno  que tem 16  anos e tem dificuldades em  ler,  escrever e em  realizar cálculos matemáticos... ele mesmo já não acredita que pode fazer isso,  não  está mobilizado para realizar  as tarefas propostas. Mas segunda foi  diferente. Ele fez cálculos mentais e quando terminou  a tarefa abriu um  sorriso  que saltava de seu próprio  rosto  e disse: "toca aqui professora que eu  consegui!". Foi lindo. Tá,  é uma cena comum pra muitos, mas pra ele não. Ele percebeu  que aprendeu e se surpreendeu  com  a sua capacidade, e sim,  ele tem capacidade. Todos eles tem. Todos nós temos.
Mas ai  vem um monte de gente dizendo querendo teorizar  a educação,  escrevendo mil  soluções,  apresentando mil trabalhos sem nunca ter vivido  a prática.... só  lido sobre ela.
Isto  que falta na educação,  a união EFETIVA  da teoria e a prática, pois esta dialética tem  ficado  só nos livros  pelo  que percebo como  bolsista de iniciação à docência. Não  que eu  seja contra os teóricos, pelo contrário...
Sou  a favor da união entre estes dois aspectos, pois juntos eles transformam as utopias na mais plena realidade. Juntos eles vão  além ... assim  como eu penso  que meus alunos devem ir....
A teoria qualifica a teoria  e através da prática eu  significo os pressupostos teóricos que a academia me proporciona... Ai  que tá o  ponto  chave:  a significação  do saber!
Esta significação por parte de nós acadêmicos reflete na significação que os alunos fazem dos conhecimentos que eles estão construindo nas atividades que propomos no PIBID...
São  partes que constituem uma experiência que tem construído novas possibilidades para as crianças...
A ferida só  sara quando  todos tem consciência da capacidade destes pequenos projetos de futuro  e fazem com  que eles próprios acreditem no  seu potencial, possibilitando ir além do  que eles mesmos acharam ser seu  limite de conhecimento, utilizando o conhecimento construído com um instrumento  de luta para a democratização dentro do contexto  no  qualestão inseridos.
Quero participar da construção  de sujeitos ativos e reflexivos! Quero crescer junto com  eles, não  sobre eles...

Tá aí uma questão  norteadora para uma bela reflexão...
A bola tá quicando, só falta chutar!









Nenhum comentário:

Postar um comentário